top of page

Por que dói muito mais evitar o sofrimento?

  • Foto do escritor: Ricardo Backes
    Ricardo Backes
  • 27 de ago.
  • 2 min de leitura
ree

Você tem um sapato apertado, uma pessoa especial que deu esse sapato se ofenderia se você não o usasse mais, então você prefere sentir dores nos pés todos os dias para não criar problemas.


Ninguém sofre por querer, mas você pode se manter em situações dolorosas porque aparentemente sofre menos, mas sofre todos os dias.


Facilmente vivemos um inferno diariamente para não viver o que achamos que é um inferno por um dia, você nem ousa se perguntar: o que há depois desse inferno que eu temo tanto enfrentar?


Talvez no fundo você acredite que dói muito mais descobrir o que vem depois de lidar com a dor que você mais teme, por isso vive longe de si mesmo, sem saber o que deseja realizar, você faz um enorme sacrifício em nome do sofrimento em segurança.


Sofrer o que não se sabe é mais assustador do que sofrer o que já se sabe.


Sofrer por ser quem se é pode ser mais assustador do que sofrer por sustentar coisas que você sabe que são mentiras confortáveis.


As pessoas talvez não tiveram a oportunidade de gostar ou não de você, porque você nunca se mostrou, prefere a dor do falso pertencimento do que a dor de não pertencer para alguns e a alegria de pertencer a outros, o medo te tira das relações e coloca um fantoche no seu lugar, uma máscara.


Usamos máscaras, precisamos delas para viver em sociedade, mas isso não significa que as máscaras se tornaram sua face, porque se isso acontecer, sua vida está sufocada.


Pessoalmente prefiro a dor de ser quem eu sou, do que a dor de ser o projeto do que alguém quer de mim.


Acha que alguém precisa refletir sobre isso? Compartilha!


Ricardo Backes

Psicólogo & Analista Junguiano

Comentários


bottom of page