top of page

O que é o inconsciente e como isso pode transformar sua vida?

  • Foto do escritor: Ricardo Backes
    Ricardo Backes
  • 7 de out. de 2024
  • 4 min de leitura
O labirinto pode ser uma ótima alegoria ao contato com o inconsciente, pois tanto o caminho quanto o destino pode ser imprevisível, mas as vezes simplesmente não temos escolha, devemos entrar, pois não há como voltar nem como seguir em frente sem enfrentar esse desafio.

Neste pequeno texto vamos conversar sobre o funcionamento da “mente” humana e como a concepção do inconsciente pode nos ajudar a entender esse processo.


No final vou trazer um exemplo prático sobre como o contato com o inconsciente pode produzir autoconhecimento que trará a possibilidade de quebrar ciclos e padrões que te trazem sofrimento e te impedem de ter uma vida melhor.


“O homem, como podemos perceber ao refletirmos um instante, nunca percebe plenamente uma coisa ou a entende por completo” - Jung, O Homem e seus símbolos p. 21

Os símbolos são um material que expressam esses aspectos que não percebemos por completo, que é diferente de um sinal, como ONU ou uma logomarca, sabemos exatamente o que significa instantaneamente, já o símbolo sempre contém algo que nos escapa.


Por isso que os símbolos aparecem nos sonhos, pois reúnem coisas que conhecemos o sentido e significado com coisas que desconhecemos, são como se fossem pontes. Essa ponte só fica completa quando nos debruçamos sobre os sonhos e sobre os símbolos, com esse trabalho acabamos nos conscientizando de algo que antes passava despercebido.


Esse novo conhecimento recém adquirido pode ser muito útil na vida, pode produzir vários insights e nos tirar de uma situação de estagnação, apontar o caminho para uma nova atitude, com menos autocobrança, perfeccionismo ou crises de ansiedade.


Percebemos a vida de modo incompleto, informações preciosas são perdidas ou jamais foram conscientes. Essas “informações” podem mudar o “jogo” completamente, pois podem mudar o curso de suas ações, hábitos e consequentemente o curso que sua vida toma. Uma vida mais alinhada com você ou uma vida que se distancia de quem você é.


O inconsciente é muito mais que o depósito do desconhecido, do indesejado, das memórias inibidas ou de fantasias, sentimentos, pensamentos e ideias horríveis que não ousamos acreditar que temos, é também inovador, um fator criativo de renovação da vida.


“O inconsciente pode ser considerado como um fator criativo, até mesmo como um audacioso inovador. Mas ao mesmo tempo ele é a cidadela do conservadorismo” - Jung, a prática da psicoterapia §62

O contato com o inconsciente não quer dizer que só teremos malefícios ou benefícios, sempre dependerá em qual situação você se encontra e de como seu processo de análise vai se construindo, acontece que as vezes não há outra alternativa se não ir ao contato com o inconsciente.


“A análise mais perfeita não é capaz de prevenir o erro. Às vezes você precisa cair no erro” - Jung, Seminários Sobre Psicologia Analítica, p. 52

Análise nenhuma te tornará imune ao erro, com um saber absoluto sobre as coisas. Veja, desejamos o bom, o belo e o acerto e rejeitamos o erro. O rejeitado sempre acaba nos porões da alma, logo, irá se tornar um conteúdo inconsciente provavelmente.

Considere a seguinte situação: é belo e desejável ser uma pessoa boa, que ajuda seus semelhantes em tempos de necessidade.


É feio e indesejável ser uma pessoa que pensa em si própria e faz as coisas em benefício próprio.


Ficarão inconscientes todo tipo de sentimento, pensamento e desejo que busca o benefício próprio. Ficará na consciência tudo o que for bom para ajudar os outros. O contato com o inconsciente nesse caso trará o egoísmo à tona, que será considerado um erro pela consciência.


Imagine que de tanto fazer pelos outros, essa pessoa já esqueceu sobre o que quer, está constantemente exausta e seu egoísmo não some. Ele aparecerá projetado nos outros, sob a forma de cobrança sobre o retorno do que os outros não fazem por ela, da seguinte forma “Veja, sou uma pessoa tão boa, como pode todo mundo ser tão ruim, ingrato e egoísta comigo?”.


Essa pessoa viverá cheia de ressentimento e raiva, pois o que deseja está sendo deixado de lado. Mas ela resistirá ao máximo para se conscientizar sobre o que deseja, pois isso será egoísmo, feio e indesejado. Percebe?


O feio e indesejado é o caminho para a liberdade, caso a pessoa consiga entrar em contato com uma dose saudável de “egoísmo”.


Um exemplo de sonho nesse caso seria de que essa pessoa bate nas pessoas das quais se compadece e ajuda, demonstrando que tem muita raiva dessa atitude de sempre se doar aos outros.


Veja: é feio ter raiva e feio achar ruim fazer as coisas para os outros, logo isso se torna inconsciente, mas uma pessoa boa sonhar que bate nos seus semelhantes de modo violento lhe será um choque, caso a pessoa reflita cuidadosamente sobre esse sonho poderá perceber que no mínimo tem raiva da situação a qual se submete.


É assim que o autoconhecimento trará liberdade nesse caso, pois trará a possibilidade de a pessoa ser “egoísta” de modo saudável, poderá escolher quando quer e quando não quer ajudar, quando vale a pena e quando não vale a pena ceder ao outro.


Quando a pessoa começa a fazer o que faz sentido para ela, sua saúde melhora, pois tem mais tempo para ela mesma.


A análise desse conteúdo provavelmente a levará para refletir sobre a relação que tem ou teve com os pais, e como esse padrão vai se repetindo em várias relações que foi tendo, então isso será um encontro com a culpa de ter feito as coisas assim por tanto tempo. É preciso suportar e ir em frente.


Sentirá culpa ao dizer não para os outros, ao pensar em si própria vai se sentir pressionada a não fazer isso porque é, para ela, odioso. Vacilará, dirá vários “sim” durante o processo dos quais não gostaria de ter dito.


Como você pode ver, não é da noite para o dia, mas é possível produzir, criar e construir uma vida completamente diferente se você se permitir olhar além do que sempre te reduziram, prenderam e do lugar que no fim você se conformou em se prender.


Quer dar seu primeiro passo para iniciar essa jornada rumo a uma vida melhor?


Estou a uma mensagem de distância!


Cuide-se!


Ricardo Sergio Backes Bertuol

Psicólogo CRP 08/32882


Referências

Jung, C. G. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: HarperCollins, 2016.

Jung, C. G. Seminários sobre Psicologia Analítica. Petrópolis: Vozes, 2014.

Jung, C. G. A prática da psicoterapia. Petrópolis: Vozes, 2013.

Comments


Contato

Quer agendar sua primeira sessão ou tirar dúvidas? Escolha sua opção:

Inscreva-se para receber atualizações exclusivas do blog

Obrigado(a)!

Ricardo Sergio Backes Bertuol

Psicólogo CRP: 08/32882

Psicoterapia online e presencial em Francisco Beltrão

bottom of page