Cansado de sentir que ninguém te entende?
- Ricardo Backes

- 26 de nov. de 2025
- 2 min de leitura

A pior solidão não é estar sozinho. É estar rodeado de pessoas e sentir que ninguém realmente vê quem você é.
Quando nos sentimos incompreendidos, a reação automática é o isolamento. A gente se fecha, fica frustrado e pensa: "Por que o mundo é tão frio? Por que ninguém me entende?"
Mas, e se eu te dissesse que essa dor não é sobre as outras pessoas?
Existe uma "nostalgia" secreta nesse sentimento.
No fundo, estamos buscando aquele olhar que só uma mãe tem. Aquele acolhimento incondicional onde não precisamos explicar nada, onde somos entendidos apenas por existir.
O colo de mãe, que é uma expectativa forte de acolhimento e compreensão que é natural.
A virada de chave dói, mas liberta: O mundo não é nossa mãe. Esperar que o chefe, o parceiro ou os amigos tenham essa sensibilidade materna é a receita para a constante frustração.
A boa notícia? Você não precisa mais esperar esse colo vir de fora. É possível acolher a si mesmo, se compreender e se tratar com mais gentileza ao invés de esperar isso do mundo, é validar a própria dor, os próprios sentimentos sem esperar que o mundo faça isso por você automaticamente.
É você se ouvir, validar o que sente e dizer:"Ei, eu te entendo. Eu sei que doeu. Vamos resolver isso."
Quando você se acolhe, a necessidade de que os outros te entendam diminui. E quando essa necessidade diminui, você para de se isolar e começa a viver com liberdade.
Se você se acolhe, você se compreende e assim você consegue se expressar para o mundo ao invés de esperar aquela compreensão que vem só de um olhar, de uma aceitação incondicional e arrebatadora.
Você pode começar a construir esses espaços de compreensão nas suas relações, você pode quebrar esse padrão e criar seus lugares seguros no mundo.
Um abraço do seu psi, e até a próxima!
Ricardo Sergio Backes Bertuol
Analista Junguiano & Psicólogo CRP 08/32882





Comentários